A segurança em postos de gasolina

Publicado por redator em

segurança

A atual sociedade tem como principal característica a industrialização de processos, produtos e até mesmo ações. Ocupando um largo espaço na sociedade a indústria trouxe muitos benefícios a sociedade dentre eles praticidade, conforto e segurança.

Um dos desenvolvimentos e transformações favoritas foram os meios de transporte que diminuíram as distâncias e tornam a dinâmica social mais simples e rápida. Devido às suas características e vantagens estes recursos são largamente aceitos e utilizados por todas as pessoas dentro da sociedade.

Os meios de transportes atuais transformaram e continuam transformando a sociedade contemporânea que tem como principal meio de transporte o carro.

Essa rápida modernização e inclusão nas atividades sociais e cotidianas gerou a necessidade de criar espaços que fossem viáveis o fornecimento do combustível, fonte de energia, para que os veículos pudessem funcionar.

Assim o posto de abastecimento, conhecido como posto de gasolina passou a ser fundamental para a sociedade e a comercialização mais simples e direta dos combustíveis, que a princípio era apenas a gasolina,mas que hoje já possui outras fontes e recursos como:

    • Etanol;
    • Óleo diesel;
      • Biodiesel;
        • Gás natural;

          Devida a sua necessidade os postos são localizados estrategicamente em diferentes ruas, avenidas e rodovias, possuindo marcas e qualidades diversificadas também, mesmo havendo um padrão regulamentado que precisa ser seguido.

          Estrutura

          No Brasil, os postos possuem uma estrutura bem simples, são abertos facilitando o acesso e também evitando a concentração e acúmulo dos gases que inflamáveis e em sua maioria possuem conveniências, pequenos estabelecimentos comerciais que comercializam suplementos como comidas e bebidas aos viajantes.

          Por ter um acesso simplificado e exposto, a ocorrência de furtos e assaltos, na maioria das vezes é alta no posto de combustível, principalmente os que possuem um horário de funcionamento diferenciado.

          Assim o investimento em todos os recursos disponíveis de monitoramento e vigia é essencial, não apenas aos consumidores, mas principalmente aos frentistas e demais colaboradores que trabalham no estabelecimento.

          Segurança

          Além de toda a estrutura de segurança física de abastecimento e distribuição dos combustíveis que são necessária e seguem os protocolos de segurança, como já mencionado é preciso evitar que os trabalhadores e consumidores sejam assaltados ou passem por situações de risco.

          Por isso um dos principais recursos, presente na maioria dos estabelecimentos comerciais, que não pode deixar de compor a estrutura é a camera de segurança que monitora, registra e identifica todas as pessoas e situações que ocorrem no local.

          As câmeras são, devido ao desenvolvimento das tecnologias precisas e com imagens nítidas o que facilita no processo de monitoramento. Assim, quando posicionadas de forma estratégicas elas conseguem captar todo o ambiente e suas vulnerabilidade.

          Além das câmeras há também o alarme que sinaliza, quando acionado situações de risco. A instalação de alarme residencial nesses locais já consegue, quando interligado com os sistemas de segurança sinalizar onde está acontecendo a ocorrência.

          Por isso a contratação de uma empresa especializada na área é primordial para assegurar a estabilidade, segurança e qualidade no trabalho desenvolvido.

          Atualmente há muitas empresas e sistemas que são desenvolvidos para realizar o monitoramento e controle, por isso, antes de realizar a contratação é preciso pesquisar qual o melhor modelo a ser aplicado no estabelecimento.

          Outro recurso, sendo este mais simples, porém que facilita no processo de segurança é a LED para posto de gasolina, ou seja, o investimento em uma boa iluminação para destacar e impedir ações e camuflagens nestes locais, que por serem totalmente abertos são bem exposto também,

          Marketing

          Assim que o ambiente apresentar aspectos de segurança e os colaboradores e consumidores também possuírem a sensação de que o estabelecimento é um local seguro é possível promover ações de marketing e comunicação que aumentem o fluxo de consumidores e torne o local ainda mais rentável.

          Nesse sentido é necessário investir em recursos visuais com mensagens simples e diretas,visto que os consumidores passam rapidamente pelo local.

          Assim é possível investir em cartazes e para ser ainda mais atrativo e criativo há os balões que podem ser visualizados de longe e sinalizar que há algo diferente no ambiente.

          Um dos modelos que vem sendo adotado com frequência é o balão blimp, pois ele pode ser confeccionado em diversos formatos e tamanhos, é resistente e fácil de ser fixado no local.


          Deixe uma resposta

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *