A procura dos cursos profissionalizantes: Conheça cursos diferenciados em crescimento no mercado

Publicado por redator em

Desde 2012, foram implantadas as regras de geração de energia, pois o mercado de energia solar vem crescendo esporadicamente no país. Já são mais de 10 mil sistemas fotovoltaicos instalados nas casas e empresas do Brasil e, desde então, esse número vem crescendo cada vez mais, afinal, o sistema fotovoltaico pode complementar a energia elétrica ou substituí-la, dependendo das condições climáticas locais, posição das placas solares e eficiência do sistema, gerando a economia de até 100% na conta de luz.

Tenha a oportunidade de atuar em um setor que está crescendo!

O comércio de energia solar no Brasil está crescendo e está contratando. Milhares de vagas no ramo serão abertas nos próximos anos. Veja aqui os melhores cursos para formação de instalador fotovoltaico e prepare-se.
Confira as principais vagas e cursos disponíveis na área:

  • Vagas de engenheiro eletricista; cursos com aulas de software e aplicações atuais sobre sistemas fotovoltaicos.
  • Vagas no departamento de Marketing; com curso de energia fotovoltaica para aqueles que não têm tempo ou não podem ir aos centros de treinamento, os cursos on-line abordam fundamentos e aplicações, vendas e projeto;
  • Vagas para eletricistas e auxiliares de eletricistas; curso cipa, nr10 entre outros;
  • Vagas de instalador do sistema de energia fotovoltaica; exige formação em cursos específicos, como curso nr 35, entre outros;
  • Vagas de vendedor/representante comercial; com curso de vendas de sistemas fotovoltaicos, vale ressaltar que faltam vendedores qualificados e essa área está com uma demanda cada vez maior, um curso específico voltado a vendedores e representantes comerciais aprimora técnicas de vendas e é uma ótima maneira de se qualificar para trabalhar neste setor;
  • Vagas de engenheiro de energia solar fotovoltaica; cursos sobre sistemas off-grid e Grid tie.

Com o crescimento da demanda, serão necessários especialistas no setor

Estima-se ainda que 1,2 milhões de consumidores de energia solar até o ano de 2022, juntamente com o crescimento do mercado vem a especialização de instaladores e expansão de empresas no setor.
O curso de energia fotovoltaica é uma das formações vigentes para o instalador do sistema de energia solar fotovoltaica, com um bom curso teórico e prático, este profissional estará apto a instalar placa solar, fazer o dimensionamento fotovoltaico e elaborar o projeto executivo e simulações de software.
Essa função, que exige um treinamento rigoroso sobre os equipamentos de segurança necessários para uma instalação segura, aqui no Brasil, foi aprovada à medida que constitui o curso nr 35 treinamento, obrigatório aos profissionais instaladores de energia, o curso determina requisitos e condições mínimas de segurança visando garantir o bem-estar e saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interagem com instalações elétricas e serviços com eletricidade em geral, aborda temas como riscos elétricos, prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e normas de equipamentos de segurança – assuntos fundamentais para o trabalho em altura. A NR-10 é uma Norma Regulamentadora que oferece segurança e bem estar para os trabalhadores que interagem com instalações em eletricidade.
Carga horária mínima de 40 horas, programação mínima de assuntos de vivência multiprofissional, como equipamento de proteção coletiva e individual, normas técnicas, medidas de proteção disponíveis, são saberes básicos abordados no curso nr10, que também é uma obrigatoriedade a um instalador de sistema fotovoltaico. A respeito disso, o curso nr10 preço varia entre R$510,00 a R$820,00, dependendo da instituição. Essa norma regulamentadora abrange as etapas da conversão de energia elétrica e todos os processos feitos com a eletricidade em suas proximidades, como é o caso da energia fotovoltaica. Alguns assuntos são de domínio imprescindível a um bom profissional do sistema fotovoltaico, e quanto mais conhecimento mais oportunidades, pois as empresas procuram capacitação técnica e experiência na área, em troca de uma boa remuneração.
Com os conhecimentos vitais, citados a cima, e um bom discernimento sobre o assunto, você certamente se encaixará no mercado, são inúmeras vagas e muitas empresas surgindo no ramo. As energias renováveis são um assunto em pauta atualmente, pois além de benéficas para o meio ambiente, ainda proporcionam economia, o que todos desejam.
Existem várias empresas investindo em profissionais capacitados, há muitos sistemas fotovoltaicos em teste, e aqui no Brasil, é um mercado ainda pouco explorado se comparado a outros países no mundo, mas estamos caminhando, já temos muitas opções de cursos na área e a tendência é surgir ainda mais. Quanto mais cedo se profissionalizar na área, mais experiência terá nos anos seguintes – que prometem muito lucro.

Categorias: Cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *