A importância dos exames médicos periódicos

Publicado por redator em

Sabia que é importantíssimo a empresa valorizar os seus colaboradores? Dar aquele elogio após um bom trabalho continua sendo uma arma infalível para se ter um trabalhador feliz e motivado.

Se uma empresa foca apenas em ganhos e resultados, sem perceber que quem traz os resultados são as pessoas, dificilmente o sucesso vai ser pleno e duradouro. 

Mas não é só isso! Além dos elogios, é importantíssima a realização de exames periódicos nos funcionários da sua empresa. 

Muito mais do que uma obrigação legal, é uma medida que traz vários benefícios.

Por que realizar exames médicos periódicos?

Às vezes nem percebemos, mas, com a correria do dia-a-dia, deixamos de dar valor às pequenas coisas e, sequer, lembramos de fazer os exames médicos com certa frequência.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todo trabalhador sob esse regime deverá ser submetido a exames mandatórios.

Exames realidades, um no momento da admissão, outro na demissão e, pelo menos, bianualmente.

Vantagens dos exames ocupacionais 

De acordo com o próprio texto legal, os exames ocupacionais trazem inúmeras vantagens para o empregador.

Entre elas, a de preservar e promover a saúde dos trabalhadores e garantir que seus funcionários estejam sempre aptos para oferecer o melhor da mão de obra.

É de conhecimento geral que um funcionário com a saúde em dia se torna muito mais produtivo e criativo.

Ele é capaz de solucionar problemas, criar novas ferramentas para a empresa e motivar seus outros colegas.

Logo, a realização dos exames ocupacionais é uma das medidas motivacionais mais eficazes na vida de um colaborador.

Pois ele reduz as chances de acidentes graves e garantem que seus funcionários estejam sempre aptos para oferecer o melhor. 

A realização do exame periódico reduz ausências no trabalho

Além de levar diversos benefícios e produtividades à empresa, um funcionário com a saúde em dia buscará mais resultados para o sucesso da organização.

Isso porque ele estará apto a realizar as suas tarefas e atividades com maior segurança. 

Também, ao corrigir os problemas de saúde, é possível reduzir o número de faltas, que tanto prejudicam o andamento das tarefas.

Vale lembrar que o exame periódico deve ser registrado nas escrituras trabalhistas da empresa, pois, somente assim, o Governo atestará a validade da ação.

Atualmente, as obrigações escriturárias são feitas por meio do eSocial, o que facilita – e muito – a vida do gestor de recursos humanos.

Quer saber mais sobre a importância das ações de saúde no seu negócio? Então, não deixe de conferir nossos próximos posts.

Texto por: Real Guide


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *