A importância dos equipamentos de segurança para o profissional

Publicado por redator em

O dia a dia de trabalho de muitas pessoas exige o uso de equipamentos de segurança. Mais conhecidos como EPIs, esses equipamentos visam a preservar a integridade física e a vida do trabalhador.

Eles são obrigatórios e até mesmo existem normas e leis que regulamentam e prescrevem a presença deles no dia a dia dos trabalhadores.

Pessoas que trabalham em altura, que estão expostas a agentes químicos ou que se expõem de alguma maneira a algum risco físico precisam fazer uso do EPI.

Neste artigo, nós vamos falar sobre alguns deles e como são usados.

Por que o EPI é importante

Antes de falarmos sobre alguns equipamentos de epi, precisamos falar sobre sua importância.

Existem diversas profissões que colocam em risco a integridade física e até mesmo a vida dos trabalhadores.

Por causa disso, diversos equipamentos de proteção foram desenvolvidos para evitar esses acidentes, que antigamente tinham consequências graves.

Esses equipamentos são sempre fornecidos pela empresa e devem ser imediatamente substituídos em caso de danos.

Além disso, é obrigação da empresa exigir o seu uso e também oferecer treinamentos para que os profissionais utilizem seus equipamentos de proteção individual corretamente.

Podemos encontrar diversos tipos de equipamentos EPI, como:

  • Protetores auditivos;
  • Protetores respiratórios;
  • Protetores visuais e faciais;
  • Capacetes;
  • Luvas;
  • Botas e botinas;
  • Cintos de segurança;
  • Jalecos e roupas especiais.

Cada um desses equipamentos é destinado a um uso e a uma finalidade.

As empresas devem estar sempre atentas às condições do material EPI de seus trabalhadores e também se eles estão fazendo o uso corretamente.

Além disso, empresas que se dedicam à fabricação de EPI segurança, precisam seguir à risca as normas de fabricação para oferecer equipamentos de qualidade às empresas.

Agora que você já conhece a importância do equipamentos de segurança para profissionais, no próximo tópico, vamos falar sobre alguns dos principais. Confira.

Principais EPIs utilizados

No tópico anterior, você viu que existem diversos tipos de EPI para as mais variadas necessidades.

No entanto, existem alguns que são mais utilizados, como no caso dos equipamentos para trabalho em altura.

Obviamente, pessoas que trabalham em grandes alturas estão sujeitas a quedas que, tanto podem tirar suas vidas quanto prejudicar severamente suas condições físicas.

Trabalhadores da construção civil são um excelente exemplo de profissionais que precisam fazer uso de equipamentos como capacetes e cintos de segurança.

Podemos citar diversos outros como:

  • Cinto tipo paraquedista;
  • Talabarte simples;
  • Talabarte Y;
  • Trava-quedas;
  • Capacete com jugular;
  • Botinas;
  • Óculos.

Os profissionais da construção civil também estão expostos a outros tipos de riscos, como ruídos que possam prejudicar sua audição.

Não somente eles, mas também os profissionais da indústria precisam estar sempre atentos a esses fatores e fazer uso do protetor auditivo.

Esse protetor evitará que o trabalhador fique exposto durante o dia todo a ruídos que podem danificar severamente sua capacidade de audição, podendo levá-lo a surdez completa e definitiva.

Ao longo do tempo, a exposição contínua a esses ruídos prejudica lentamente a audição, até que ela se esvai completamente.

Com certeza, a perda de audição é completamente evitável por meio do uso correto e contínuo de protetores auriculares e existem diversos tipos.

Cada tipo de protetor atende a uma necessidade diferente, como o protetor auricular tipo concha.

Composto por duas conchas almofadadas, é o tipo de protetor mais utilizados por trabalhadores industriais em grandes fábricas, pois abafa o ruído intenso de máquinas.

Para proteger a audição com eficiência, o profissional precisa posicionar corretamente o protetor, mantendo toda a orelha coberta.

Para profissionais do sexo feminino, o ideal é não usar brincos para não prejudicar a proteção do equipamento.

Algumas vezes, devido ao uso prolongado, esse tipo de protetor auricular precisa passar por uma análise para que seu tamanho seja reajustado, fazer a substituição das almofadas ou qualquer outra necessidade de manutenção.

Esse cuidado preserva a funcionalidade do equipamento, evitando a necessidade de troca constante, que pode acarretar em prejuízos para a empresa.

Como você pôde ver, existem diversas opções em equipamentos de proteção EPI, para garantir a segurança física e a vida dos trabalhadores.

De uso obrigatório, esses equipamentos garantem que os profissionais preservem sua saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Essa proteção retorna em bom desempenho do profissional e muitas vantagens para as empresas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *