A importância do cuidado na direção: 5 formas de evitar acidentes

Publicado por Parceiros em

Mulher dirigindo

Você conhece a importância do cuidado na direção? O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito no mundo todo. 

Dentro do G20, nós somos o 2º país com mais mortes em acidentes de trânsito – e isso mesmo com a diminuição no ritmo de acidentes que tivemos nos últimos anos. Portanto, é seguro afirmar que temos um dos trânsitos mais perigosos do mundo.

Por isso, é vital entender a importância do cuidado na direção para garantir a sua proteção no trânsito. Não só em termos de segurança, claro, como também de finanças e de conservação do seu veículo. 

Com base nisso, será possível viver uma vida de motorista mais tranquila e com mais recursos financeiros a seu dispor para consideração futura.

E aí, quer acompanhar e conhecer 5 formas de evitar acidentes e dar mais importância ao cuidado na direção? Então confira algumas opções abaixo!

5 formas de valorizar a importância do cuidado na direção

1. Mantenha seu carro bem conservado

Grande parte dos acidentes de trânsito gerados nas estradas ou nas cidades do Brasil são causados por problemas mecânicos nos automóveis. 

Isso vai desde coisas simples, como um pneu careca que perde aderência na rua, até elementos mais complexos, como uma falha em algum sistema mecânico do veículo.

Em todo o caso, é vital manter o automóvel muito bem conservado, sempre com a revisão em dia e com peças novas, sem desgaste, para evitar sofrer acidentes nas ruas e estradas. O carro em bom estado tem menos chances de se acidentar, seja como for.

Caso você pretenda comprar automóveis que já tenha todos, opte por adquirir seminovos certificados, que são aqueles veículos que passaram por uma análise e revisão, garantindo seu bom estado.

2. Dirija com cuidado

Muitos ainda acham que apenas o estado de conservação do carro pode apresentar perigo aos passageiros, mas outro elemento que também traz muitos riscos de acidente é a qualidade da direção do motorista. 

São poucos os motoristas que realmente respeitam todas as regras de uma direção cuidadosa, como manter a distância segura do carro da frente e  ficar em uma velocidade adequada.

Isso inclui também cuidados como não sair acelerando ou freando de uma vez, usar o cinto de segurança, dar a seta em todas as manobras, ter atenção aos carros ao seu redor e muito mais.

Essas preocupações são vitais para prevenir acidentes e evitar que uma coisa boba se transforme em um problema enorme, de grande gravidade.

3. Respeite todas as regras de trânsito

A legislação de trânsito pode até ser vista como muito restritiva para alguns, mas ela existe por uma razão. Portanto, é importante que você respeite toda a legislação para aumentar a sua segurança nas ruas e estradas.

Uma das regras menos respeitadas é a de usar o cinto de segurança ao dirigir. É vital estar com esse equipamento em uso, pois ele é responsável por salvar muitas vidas em situações complicadas.

Outra regra importante é nunca dirigir com pneus carecas, pois eles causam a perda de aderência na estrada, o que pode gerar muitos acidentes, especialmente em situações em que se precisa de mais precisão ao fazer manobras, por exemplo.

Por fim, claro, é vital manter o respeito ao limite de velocidade, especialmente em rodovias. Muita gente pensa que “eles estabelecem o limite sempre uns 10% a menos do que não há risco”, mas essa é uma interpretação simplesmente falsa. 

Se o limite da estrada é 120 km/h, por exemplo, então esse é o máximo a andar. Mais do que isso gera riscos para todos.

4. Garanta sempre boa visibilidade

Um problema que causa muita insegurança na direção é a visibilidade. Quando ela não é das melhores, seja por causa da chuva, seja porque o vidro está embaçado ou sujo, fica muito arriscado dirigir.

Portanto, faça todo o possível para garantir que, da sua parte, a visibilidade estará sempre no máximo possível. Caso elementos externos atrapalhem a sua visão ao dirigir, o melhor a fazer é parar o carro e esperar a situação mudar.

5. Tenha os pneus certos para o tipo de estrada

Por fim, é importante que você sempre use os pneus certos para cada tipo de estrada. Isso ajuda a aumentar a sua proteção dependendo do lugar onde você estiver dirigindo.

Se você for para uma estrada de terra, o mínimo a ter é um pneu misto ou off-road em seu carro. Esses modelos são mais resistentes e aguentam mais pancadas e objetos que são encontrados nesses locais. 

Pneus on road são mais sensíveis e podem furar mais facilmente nas estradas rurais, causando acidentes.

Pronto! Agora que você viu essas dicas, poderá apreciar um pouco mais a importância do cuidado na direção e poderá ficar mais protegido na direção, além de conservar melhor o seu automóvel. Essas dicas ajudarão a ter mais segurança e valorizar o seu patrimônio.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *