A comunicação visual e o uniforme

Publicado por redator em

comunicação visual

Ter uma empresa é um assunto bastante complexo, pois envolve diversas diretrizes, métodos, e coisas para resolver no cotidiano, mas um fato que devemos levar em consideração é que toda empresa busca se diferenciar de seu concorrente.

De modo que todos os potenciais clientes virem clientes reincidentes dentro do seu negócio.

Mas, para que isso seja possível é necessário o uso da chamada comunicação visual e em outras empresas esse setor é conhecida geralmente como marketing.

A comunicação visual é tornar comum a ação visual de determinada empresa, a fim de que ao ver a marca, o produto ela associe com qualidade, ou ao ver a marca associe com o produto, de forma a gerar um gatilho mental, que é o da autoridade.

E a comunicação visual trabalha com diversos elementos, desde campanhas em vídeos a feitura de:

  • Placas.
  • Banners;
  • Posts nas redes sociais;
  • Uniformes.

E é nesse último quesito que esse artigo abordará, o de como a comunicação visual trabalha para que os uniformes sejam escolhidos, sejam eles com camisa polo ou camisetas personalizadas, seja a utilização de bonés ou não.

Além disso veremos, a importância do uniforme e os principais tecidos para a composição dos mesmos.

A importância do uso do uniforme

O uniforme é um modo de fazer com que seu colaborador consiga transpassar os valores de sua empresa, além de transformar o serviço ou produto em algo muito mais profissional, criando um novo tipo de gatilho mental que é o da familiaridade e confiança.

Ao ver pessoas sempre com aquele uniforme, as pessoas se familiarizam com a marca, acabam confiando e assim escolhem o seu produto, só pelo fato inconsciente de que seus funcionários estavam todos com as camisas personalizadas do uniforme.

Uniforme significa também união. Uma empresa que investe na utilização de uniformes, está investindo na capacidade de time.

Afinal, os diversos times esportivos usam uniformes para passar a noção de que estão juntos, independente da vitória ou da derrota, e quando falamos em uniformes profissionais, queremos passar o mesmo conceito.

Claro que existe muito e variados tipos de uniformes, há aqueles que são chamados de fardamentos, pois está atrelado não somente a uma comunicação visual, mas que garantem a segurança do colaborador, como os uniformes dos bombeiros, policiais, cientistas, médicos e outros.

E há os uniformes que são usados para identificação e propagação da marca, como nos comércios, nos restaurantes e outros lugares.

Os uniformes podem ser compostos por peças menos formais ou então podem ter camisa social para uniforme como um dos tipos de uniformes disponíveis.

Estabelecendo a cultura do uniforme

Como se trata de uma adesão de uma cultura de vestimenta, o uso do uniforme deve ser conversado com o colaborador e fazer com que ele participe da confecção do mesmo.

Isso porque, além de arcar com os custos da produção, o empreendedor precisará estabelecer usos de vestimentas e de obrigatoriedade para o mesmo. Assim, comprar uniformes profissionais se tornou algo sempre muito mais intenso.

Um dos pontos a serem ressaltados com os colaboradores é que eles terão mais tempo por se preocuparem menos com o que vão vestir, já que o uniforme padroniza a vestimenta.

Além disso é importante ressaltar o que pode e não pode com o uniforme. Se for uniforme só com a camisa é importante frisar sobre a proibição do uso de saias curtas, calças rasgadas, shorts e outros elementos.

Isso tudo deve ser escrito e disponibilizado para todos em um documento conhecido como código de vestimenta. Hoje muitas empresas tem esse código bastante flexibilizado, principalmente em empresas de tecnologia em que a inovação e a criação fazem parte do cotidiano.

Os uniformes devem ser sempre muito confortáveis e com tecidos que permitem uma transpiração saudável, principalmente em cidades muito quentes. Isso é um incentivo ao funcionário de usar cotidianamente o uniforme, o conforto.

Somente em casos específicos como em obras que demandam perigo, os uniformes podem ser menos confortáveis por conta do tecido protetor como o caso da calça uniforme brim preço existente.

Desse modo, a identidade da sua empresa estará muito mais fortalecida e muito mais bem feita ao adotar o uniforme. Além do mais, a empresa terá mais credibilidade e mais ar de profissionalismo chamando a atenção dos possíveis clientes.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *