A aprendizagem independente da idade

Publicado por redator em

Os processos de aprendizagem mudam bastante de acordo com a idade, mas alguns tipos de curso e aulas podem ser voltados para todas as faixas etárias.

No geral, é sempre importante estar se desenvolvendo física e intelectualmente, independente da fase da vida, e nada melhor do que se inscrever em uma atividade prazerosa para isso, não é mesmo?

Por isso, reunimos no artigo que você acompanha a seguir algumas das alternativas para quem quer ocupar seu tempo livre com práticas verdadeiramente transformadoras e que podem, até mesmo, influenciar sua carreira daqui em diante. Confira!

Estudos em colégios internos

Muitas pessoas acreditam que a era do colegio interno passou.

De fato, podemos dizer que a quantidade de escola de regime interno diminuiu bastante com as inovações na área da educação, mas existem ainda algumas instituições dedicadas a desenvolver um ambiente propício em tempo integral aos seus estudantes.

Algumas das principais vantagens de estudar no chamado internato são:

  • Equilíbrio da rotina;
  • Acompanhamento integral;
  • Desenvolvimento integrado;
  • Agenda de atividades.

Tudo isso sem falar na qualidade da educação oferecida, que é um dos pontos mais fortes quando estamos falando de escolas internas.

Até mesmo Jardins de infancia privados podem contar com os benefícios para o ensino quando as crianças podem ser mantidas por mais tempo no ambiente de estímulos de afetos e aprendizados.

Curso de música

Quando o assunto é desenvolvimento psíquico e motor, não há dúvidas entre os especialistas: a Aula de percussão ou de manejo de outros instrumentos pode fazer toda a diferença e contribuir para o treinamento de uma série de habilidades que só tem a contribuir para o resto da vida.

Um dos principais objetivos de um curso voltado para a área da musicalidade é auxiliar os participantes a entender um pouco mais sobre seu próprio ritmo e também a aprenderem técnicas que, ao serem dominadas, geram muitas vantagens.

No geral, é possível aprender a tocar diversos tipos de instrumentos, dentre eles:

  • Atabaque;
  • Congas;
  • Agogô;
  • Pandeiro.

Isso sem falar nos mais tradicionais, como o violão.

Não é por acaso que muitas crianças, jovens, adultos e, até mesmo, idosos investem grande parte do seu tempo livre em aprender mais sobre os instrumentos, já que seu manejo, comprovadamente, pode gerar benefícios psíquicos e motores de grande valia para a vida como um todo.

Ao buscar um curso de violão, por exemplo, existem alguns aspectos que devem ser levados em conta, sendo eles a proximidade do local do curso, o tempo de duração, as técnicas empreendidas, a metodologia do professor ou da professora, entre outros.

O mais importante é se sentir confortável para desenvolver seu potencial sem deixar de lado a importância da técnica, que leva tempo para ser adquirida.

Curso de voo

Os cursos voltados para a operação de aviões têm se tornado cada vez mais procurados por pessoas que querem conciliar o aprendizado com a perspectiva de uma nova carreira.

Em muitos casos, os participantes utilizam os conhecimentos adquiridos como hobbie, mas aumenta cada vez mais o número de pilotos e aviadores que se decidiram sobre sua profissão enquanto participam descompromissadamente de algum curso.

Curso de dov é um deles, cuja sigla significa Despachante Operacional de Voo.

Nesse tipo de treinamento, é possível obter conhecimentos relacionados ao planejamento de cargas, performances e navegações nas aeronaves de grande porte, que demandam equipes especializadas maiores e mais capacitadas.

Desse modo, o profissional DOC é capaz de realizar uma série de funções nas mais variadas empresas de transporte aéreo, sendo fundamental para que os aviões possam decolar de forma totalmente segura e conforme o cumprimento de todas as regulamentações existentes no segmento, que são muitas e cada uma delas possui uma importância insubstituível.

Na área da aviação, porém, são muitas as possibilidades profissionalizantes. No caso do DOV, alguns dos itens que serão abordados durante o curso são:

  • Planejamento de voo;
  • Informações meteorológicas;
  • Distribuição de carga;
  • Cálculo de combustível;
  • Intercâmbios em geral.

O mais importante é sempre conciliar o estudo com a prática, garantindo a absorção mais completa e duradoura dos itens abordados.

Outra dica é sempre se dedicar ao máximo, buscando resultados compatíveis com as suas habilidades em descoberta e desenvolvimento, o que vai gerar um índice muito maior de aproveitamento das aulas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *