5 Dicas para sua empresa melhorar as relações públicas com a mídia

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Conheça quais as 5 dicas para sua empresa melhorar as relações públicas com a mídia, a fim de impulsionar o seu negócio!

As relações públicas com a mídia são essenciais para o sucesso de qualquer negócio, no entanto, da mesma forma em que é algo positivo, há situações que podem acabar prejudicando a imagem da empresa, principalmente quando se trata de avaliações e depoimentos negativos na internet.

Por esse motivo é importante obter suporte da assessoria de imprensa digital, a qual pode analisar e monitorar comentários e avaliações, além de elaborar respostas e soluções estratégicas para ajudar a manter a boa reputação da empresa.

Como melhorar as relações públicas com a mídia

Para ajudá-lo a obter sucesso na internet e obter uma boa reputação sobre a sua marca, mencionamos 5 dicas para melhorar as relações públicas com a mídia:

1. Defina sua meta

Uma das coisas que mais incomodam um jornalista é ver sua caixa de entrada de e-mail cheia de mensagens impessoais que não correspondem aos tópicos sobre os quais costumam escrever. Por isso, é muito importante enviar as informações apenas para os jornalistas com quem você realmente deseja entrar em contato.

Mas como identificá-los? Uma boa forma é procurar notícias que tenham escrito sobre o seu tema de interesse, sobre o seu setor ou sobre a concorrência. Ao analisar este tipo de meio de comunicação, você conhecerá a forma como esses jornalistas escrevem e poderá enviar-lhes apenas as informações que realmente lhes interessam.

Nossa sugestão é que você faça essa busca por meio de ferramentas de monitoramento ou acompanhamento que facilitem seu trabalho.

2. Cuide dos jornalistas

Não importa o quanto você esteja entusiasmado com sua mensagem, ela deve ser entendida rapidamente: um jornalista não vai passar três horas lendo seu press release e tentando entender o que você quer dizer.
O mesmo acontece com as imagens, devemos ter em mente que devemos enviá-las em alta definição.

Dessa forma, será muito mais fácil para o jornalista publicar algumas notícias sobre a empresa na mídia.

Nesse caso é essencial contratar o serviço de assessoria de imprensa, pois o mesmo ficará responsável por entrar em contato com jornalistas de forma correta.

3. Crie uma estratégia de relações públicas

Com o surgimento das mídias sociais e do acesso a informações de qualquer lugar, a maneira como os jornalistas trabalham mudou. Agora precisa de um tipo de informação diferente, que possa se destacar, daí a importância de favorecê-los com adiantamentos, comunicações exclusivas ou embargadas.

Uma ótima alternativa para mídias sociais é a compra de curtidas no instagram, que aumenta a credibilidade da sua empresa. Veja também um artigo sobre deixar o instagram aberto ou fechado, qual o correto?

4. Seja flexível e tente estar disponível em relações públicas com a mídia.

Ao entrar em contato com jornalistas para levantar uma questão, certifique-se de que eles tenham acesso a todas as informações de que precisam, além de saber se o porta-voz da empresa envolvida poderá atendê-lo nas próximas horas e dias.

Em relação às entrevistas, é bom que o porta-voz que vai representar a empresa faça uma prática prévia. Por quê? Porque nem todo mundo está apto a aparecer na mídia, porque nem todo mundo sabe ser um bom “comunicador”, ou transmitir bem as mensagens e, se falhar neste ponto, essa entrevista pode acabar sendo prejudicial para sua empresa e imagem.

Em muitas ocasiões, as agências de relações públicas exigem que os jornalistas leiam os artigos antes de serem publicados, a fim de fazer suas próprias correções. Diante dessa situação, o jornalista deve saber que não é obrigado a fazê-lo.

Tudo depende de como o meio funciona, como está escrito, o tema em questão, a abordagem dada a ele, o tempo que decorre entre a entrevista e o encerramento do artigo, etc. Claro que pode perguntar, mas deve saber que tem de compreender e aceitar que o jornalista não tem obrigação de lhe mostrar o artigo.

5. Mantenha os relacionamentos ativos

Convencer um jornalista do quão interessante é suas informações e conseguir que um artigo sobre elas seja publicado em um bom meio não significa que seu relacionamento com o jornalista vai continuar.

Lembre-se de que você deve continuar a informá-lo regularmente das novidades que dizem respeito ao seu setor, convidá-lo para eventos, refeições e assim apresentá-lo a um campo no qual ele se envolve de pessoas com experiência ou de especial importância.

Isso não fará com que você apareça na lista VIP deles ou que todas as suas notícias sejam publicadas, mas fará com que suas mensagens se destaquem do resto das mensagens que recebem de outras marcas, proporcionando comunicações de qualidade.

Usar uma ferramenta de gerenciamento de contatos que permite armazenar o histórico de seus relacionamentos será muito útil para não perder detalhes sobre o status de suas interações.


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