4 dicas para abrir sua loja digital e como escolher o melhor nicho para você

Publicado por redator em

Criar uma loja digital foi uma das saídas encontradas por milhares de empreendedores brasileiros para sair da crise. É uma saída inteligente. Afinal, o comércio eletrônico em 2020 teve um dos seus melhores anos. 

Isso porque, com todos em casa, devido a pandemia, aumentou o volume de compras por meio do e-commerce. Por mais que a pandemia tenha causado essa mudança no comportamento do consumidor, a tendência é que esse cenário continue pelos próximos anos. 

Segundo pesquisas, boa parte dos clientes deseja continuar a fazer compras de maneira online. Os atrativos são os preços, a comodidade e a segurança. Em poucos cliques, o cliente já consegue comprar o que ele necessita. 

Inclusive, para os novos empreendedores, isso é uma excelente notícia. Significa que muitas oportunidades de negócios surgirão.

Como criar uma loja digital? 

O primeiro passo para criar uma loja virtual é a escolha da plataforma. Hoje, graças à tecnologia, essas ferramentas já oferecem opções completas. Nelas, existem diversas funções disponíveis, como:

  • Meios de pagamentos integrados;
  • Facilidade para cadastro de produtos;
  • Melhor gerenciamento do estoque.;
  • Entre outras frentes.

Para quem está no começo de um negócio, é melhor escolher uma plataforma com uma solução já pré-moldada. Por mais que haja menos abertura para a otimização, elas funcionam bem para quem não tem conhecimento técnico. 

É importante também que a plataforma escolhida seja segura para o empreendedor e para o cliente. Afinal, é preciso que eles se sintam confiantes para realizar qualquer compra.

Para quem deseja investir em marketing digital, é interessante uma plataforma em que o SEO possa ser otimizado. Dessa forma, maiores são as chances de a loja digital ser encontrada em ferramentas de buscas como o Google. 

Se possível, a plataforma deve oferecer benefícios como a possibilidade de chat online. Uma ferramenta muito importante para tirar as dúvidas dos clientes e converter novas vendas. 

4 dicas importantes antes de abrir sua loja digital

Pensando em te ajudar no processo de abertura da sua loja online, listamos algumas dicas que podem auxiliar bastante no processo, isso independentemente de qual seja o seu ramo de atuação. Confira!

1 – Conheça seu público-alvo

Essa é a dica mais importante para quem vai criar uma loja digital. Afinal, os clientes são a parte mais importante de qualquer negócio. Para encantá-los, é necessário conhecer o que eles desejam, e sobretudo o que eles não gostam.

Por meio de ferramentas como o CRM, mesmo uma pequena empresa ganha uma vantagem competitiva enorme. Esse software consegue reunir todas as informações sobre cada cliente.

Ao acompanhar a jornada de compras dele pelo funil de vendas, o empreendedor tem a oportunidade de otimizar as suas estratégias de marketing. 

2 – Crie um diferencial da concorrência

Quem deseja criar uma loja virtual vai encontrar um concorrente, não importa o segmento. Por outro lado, é preciso retirar alguma vantagem dessa situação. Estudar o que as outras empresas fazem e oferecem é um excelente ponto de partida. 

Como nenhuma empresa é completa e pode oferecer tudo, o melhor a fazer nesses casos é explorar essas brechas do mercado. Se a entrega da concorrência recebe críticas dos clientes, por exemplo, isso mostra que as pessoas estão atentas a esse detalhe. 

Com isso, quem vai abrir uma loja virtual pode estudar as melhores possibilidades para que os clientes recebam suas entregas o quanto antes.

3 – Invista em conteúdo

Para que uma loja virtual tenha sucesso, é preciso muito mais do que divulgar produtos. É necessário que os clientes se sintam conectados com a marca. Por isso, criar conteúdo nas redes sociais é tão relevante.

São inúmeras as possibilidades. Uma loja virtual pode, por exemplo:

  • Criar um blog;
  • Investir em SEO;
  • Postar vídeos no YouTube;
  • Promover o engajamento em redes como o Instagram.

É interessante ainda manter uma frequência de postagens. Dessa forma, os clientes estarão sempre atualizados sobre as novidades da empresa.

4 – Invista no atendimento ao cliente

Quem compra de uma loja digital deseja um atendimento rápido e fácil. A solução para isso também se encontra no CRM. 

Por meio da integração das redes sociais com esse software, uma empresa tem a oportunidade de responder os clientes sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro.

Afinal, sempre que um deles enviar uma mensagem pelo Facebook Messenger ou Instagram (DM), esse conteúdo vai para uma caixa de entrada única. Com isso, basta que um profissional de atendimento responda o cliente direto pelo sistema CRM.

Conclusão

Portanto, antes de começar um negócio, é fundamental buscar tudo o que você precisa saber para abrir uma loja digital. Ao estudar o assunto, aumentam suas chances de criar um negócio lucrativo na Internet.

 

Categorias: Loja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *