3 serviços que deixam seu negócio mais eficiente

Publicado por redator em

A alta taxa de mortalidade de novas empresas é um fato preocupante na economia do Brasil. O Sebrae estima que, por ano, 700 mil negócios são forçados a fechar as portas.

Por alguns anos, o setor experimentou alguma melhora. Entre 2012 e 2014, a taxa de empresas que sobrevive aos dois primeiros anos de funcionamento saltou de 54 para 77%.

Por mais que não haja números concretos dos anos posteriores, o Sebrae estima que a taxa voltou a cair.

Ainda conforme a entidade, os motivos apontados pelos empreendedores para o encerramento das atividades são vários. Alguns deles são:

  • Excesso de impostos e encargos;
  • Falta de clientes;
  • Dificuldade para conseguir crédito;
  • Marca desconhecida no mercado.

Este cenário comprova que, inegavelmente, fazer uma empresa prosperar no Brasil é um desafio.

Contudo, não é uma causa perdida, nem uma tarefa impossível: há uma série de serviços que ajudam no êxito do negócio. Confira alguns deles a seguir:

Gestão contábil

Não é novidade para ninguém que o Brasil tem um dos sistemas tributários mais difíceis do mundo, que rende dores de cabeça até a contadores com anos de experiência.

Por conta disso, é fundamental contar com um profissional que conheça todas as normas e saiba usá-las a favor do seu negócio.

Vale ressaltar que o poder público tem, a cada ano, fechado o cerco ao redor de empreendedores que não pagam seus impostos.

Um bom exemplo são as mudanças pelas quais a nota fiscal sp passou ao longo de 2017: neste ano, o governo do estado implementou estratégias como a doação dos impostos a ONGs, estimulando ainda mais os consumidores a exigirem o cupom em todas as suas compras.

Assim, além de ter um serviço de gestão contábil eficiente à disposição, também é interessante contar com equipamentos e tecnologias que facilitem a emissão de NFs conforme as regulamentações da Fazenda local.

Um deles é o sat fiscal dimep, que transmite os cupons automaticamente à Secretaria da Fazenda de SP. Em outros estados, é preciso consultar o poder público a respeito da obrigatoriedade.

Decoradores e arquitetos de interiores

Ter uma empresa bem decorada e atrativa é muito mais do que mera vaidade. Principalmente em comércios de rua, esse fator é o que define se os clientes conhecerão o estabelecimento ou não.

Portanto, é interessante contar com os serviços de um profissional especializado na área, como um arquiteto de interiores ou um decorador.

Além de elaborar um projeto conforme o perfil do negócio, ele pode indicar outros prestadores de serviços úteis, como um pintor de confiança.

Por falar em pintura, é importante levar em consideração que certos estabelecimentos podem precisar de serviços especializados, conforme as características do edifício e particularidades do negócio.

A tinta epóxi, por exemplo, é resistente e apropriada para locais onde há maquinário pesado, transporte constante de cargas ou alto tráfego de pessoas.

Portanto, é mais indicada do que os produtos convencionais em estabelecimentos comerciais. Na dúvida, vale a pena consultar uma empresa de pintura comercial, que saberá te orientar a respeito dos materiais e técnicas mais apropriados ao seu negócio.

Consultoria em segurança contra incêndios

Nenhum edifício obtém os laudos e avais necessários à sua liberação sem um sistema eficaz de prevenção e combate a incêndios. Trata-se de uma exigência do poder público, que conta, inclusive, com legislação federal a respeito: a lei 13.425/2017.

Em determinados estabelecimentos, o cuidado deve ser redobrado. É o caso, por exemplo, de indústrias que lidam com materiais inflamáveis: uma faísca em falso pode causar uma tragédia.

Portanto, é essencial que os funcionários contem sempre com um extintor de incendio nas proximidades, de modo a evitar que qualquer foco se alastre.

Além disso, estabelecimentos com grande circulação de pessoas também devem tomar medidas de precaução, como no caso de escolas e academias.

Nestas situações, é importante ter projeto de sistema de sprinklers eficiente, que detecte e combata automaticamente qualquer vestígio de fogo.

Do mesmo modo, é fundamental que os equipamentos e soluções de prevenção e combate a incêndios sejam determinados por quem realmente entende do assunto.

A melhor maneira de assegurar a integridade de funcionários e clientes é contratar uma consultoria especializada na área, que entende das normas e sabe como colocá-las em prática.

Assim, além de mais segurança, o local não terá problemas com as perícias do Corpo de Bombeiros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *