3 estratégias para melhorar a gestão do seu e-commerce

Publicado por redator em

 

Que negócios de venda exclusivamente on-line são bastante diferentes do comércio eletrônico não é um segredo.

Entre pontos positivos, que envolvem custo e infraestrutura, e desafios, como de logística, a gestão faz toda a diferença. Por isso, é importante sempre estar em busca de formas para melhorar a gestão do seu e-commerce.

Contudo, melhor que aprender com a rotina – o que possibilita uma maior chance de erros – é buscar conhecimento com que possui expertise nessa tarefa.

Nós, do Cake ERP, em parceria com o blog Lógica do Mercado, selecionamos as três das principais estratégias para te auxiliar a ter ainda mais sucesso com o seu negócio on-line:  

 

Dê atenção à logística: um dos maiores desafios é também um dos pontos mais importantes

 

Em lojas exclusivamente virtuais, os clientes compram, em um primeiro momento, mais expectativas que produtos em si. Afinal, ele não tem contato com o item, apenas com imagens ilustrativas e informações que aguçam o desejo pelo item. Contudo, é o recebimento dos itens adquiridos que consolidam a compra real – mesmo que o pagamento já tenha sido realizado. Isso gera uma enorme expectativa. Por isso, qualquer problema nesse processo pode ser frustrante. Nesse sentido, a experiência de recebimento é também um diferencial. Caixas estilizadas, cartas de agradecimento, cupom de desconto, embalagem… Tudo faz parte do encantamento para uma boa impressão que levará à fidelização e à indicação de sua loja.

Mas tudo isso apenas acontece se um dos itens de atenção para melhorar a gestão do seu e-commerce estiver satisfatório: o frete! Além disso, é indispensável, para ganhar a confiança necessária para a compra dos seus produtos, uma política de troca clara e, digamos, justa para ambos os lados. Apenas é possível fazer com que tudo isso trabalhe de forma integrada a favor do seu negócio com uma boa gestão do estoque e isso apenas será possível utilizando a tecnologia a seu favor. Com o apoio de um módulo para controle das mercadorias, você garantirá produtos disponíveis para a compra ou necessidades de troca, sem gerar frustrações por atraso no recebimento ou cancelamento da compra por má gestão interna.

 

Garanta a excelência no atendimento ao cliente

 

Se você pretende melhorar a gestão do seu e-commerce, deve olhar cautelosamente para o atendimento ao cliente. Durante as compras on-line, os consumidores não têm a quem recorrer para esclarecer dúvidas. Por isso, investir em canais adequados, agilidade e, claro, qualidade, fará toda a diferença para a venda, fidelização e indicações.

O primeiro ponto, como falamos, é disponibilizar os canais e ferramentas certas. Nesse sentido, o omnichannel ou multicanal, é uma excelente pedida. Seu cliente quer ser atendido no momento em que precisa, pela plataforma que se sente mais confortável. Por isso, é preciso encontrar maneiras que permitam este tipo de atendimento, sem onerar seu negócio.Nesse sentido, o uso de chatbots tende a contribuir bastante e, atualmente, existem empresas que permitem a construção deles de forma gratuita. Além de possibilitar o atendimento em escala, essa tecnologia fica disponível 24 horas, sete dias por semana, resolvendo dúvidas básicas em poucos minutos, minimizando filas de espera e ajudando, até mesmo, em novas vendas, por meio da recomendações de produtos similares. 

Com isso, a experiência de seu cliente é favorecida, bem como sua satisfação. Ponto para o seu negócio!

 

Controle as finanças de ponta a ponta para melhorar a gestão do seu e-commerce

 

Você tem controle total do fluxo de caixa de sua loja on-line? Você faz o controle do seu negócio de forma integrada, considerando vendas realizadas, projeções de compras e itens em estoque? Pois saiba que esta é a única forma de melhorar a gestão do seu e-commerce evitando dores de cabeça! 

Cuidar dessa parte com o apoio de um software ERP fará com que você trate cada uma das etapas de forma isolada e controlada, mas tenha uma visão sistêmica da saúde financeira do seu negócio considerando, inclusive, questões de conciliação bancária e emissão de notas fiscais. Centralizar a gestão de todas as áreas de sua loja on-line fará com que você perca menos tempo com a parte administrativa, tendo mais disponibilidade para buscar inovações em produtos. Além disso, ele contribui para minimizar o retrabalho, acompanhe indicadores e até mesmo metas que farão com que seu negócio prospere.

Este texto foi produzido em parceria com o Cake ERP, um software acessível, intuitivo e simples que te ajuda em toda a gestão de sua loja de forma fácil e eficiente. Acompanhe também o blog do Cake!

 

Texto: Blog do Cake 


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