3 cursos de energia populares

Publicado por redator em

Eletricidade é uma das formas de energia mais usadas hoje em dia no mundo todo. Em um cenário de grande cidade, ficaria muito difícil imaginar nossas vidas sem a energia elétrica, uma vez que a maioria das nossas atividades depende de forma – direta ou indireta – da corrente elétrica, que faz as lâmpadas, aparelhos, computadores, elevadores, e quase todo o resto funcionar.
Por serem locais de grande concentração de pessoas, as grandes cidades exigem sistemas cuidadosamente pensados, meticulosamente projetados, e que, quase sempre, são bem complexos e amplos. Um sistema tão grande e complexo como o de uma metrópole, demanda muita manutenção também, e isso significa mais profissionais para fazer tais manutenções.

Muitos serviços requerem treinamento especial de quem irá executá-los

É de senso comum que, a eletricidade pode ser muito perigosa se não tomarmos as precauções devidas no seu uso. Porém, o que muitos não sabem é que para um profissional poder trabalhar com determinadas situações envolvendo a energia elétrica, ele precisa fazer um treinamento antes.

Serviços envolvendo eletricidade exigem níveis diferentes de precaução

O treinamento técnico de um eletricista, muitas vezes, não é o suficiente para que ele possa executar, de maneira eficiente e segura, uma instalação ou até uma manutenção. Isso tem dois motivos, o primeiro é a complexidade e particularidade de alguns casos – seria muito complexo abordar todos os casos e cenários específicos em um só treinamento profissionalizante. Por isso, para facilitar e até economizar, é mais fácil submeter o profissional a um treinamento específico condizente com a realidade que ele irá lidar. O outro motivo, é que os sistemas, assim como a tecnologia no geral e o conhecimento científico, estão em constante evolução. Exigindo que o profissional fique sempre atualizado, para poder lidar com os novos métodos e tecnologias.
Se tratando de energia, existem 3 cursos muito populares, que você precisa conhecer. Confira a seguir quais são eles:

  1.  Curso sistema elétrico de potência
    O Curso sep NR 10 tem existência pela Norma Regulamentadora número 10 do Ministério do Trabalho e Emprego. Essa norma estipula que, todos os profissionais que trabalharam com funções que envolvam a intervenção em instalações energizadas com alta tensão, devem receber o treinamento adequado de segurança específico para essas situações. Existem diversas regras e normas para a execução de serviços em alta tensão, essas normas não podem deixar de ser observadas e seguidas à risca, para própria segurança do funcionário e dos demais. O curso NR10 serve exatamente para isso, ensinar essas normas e procedimentos obrigatórios de segurança para os profissionais que prestarão serviços em alta tensão.
  2. Curso espaços confinados NR 33
    O curso NR 33 é baseado em outra Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, que diz respeito à Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, espaço confinado é qualquer área ou ambiente que não foi projetado para a ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, e cuja ventilação existente seja insuficiente para remover contaminantes ou adequar o nível de oxigênio. Por exemplo: tubulações; tanques de armazenamento; sistemas subterrâneos ou aquáticos; instalações de água, de gás ou de esgoto; instalações de telefonia; instalações elétricas, etc. Esse curso pode ser obrigatório para o profissional da área de energia, visto que em muitas cidades o sistema de fiação elétrica é subterrâneo. E mesmo em usinas e outras instalações, há essa necessidade de se operar manutenções em locais confinados. Nesses casos, o profissional tem que ter passado por um curso NR 33.
  3. Curso de energia solar
    Curso voltado para profissionais que pretendem trabalhar com sistemas de energia solar. Por exemplo, com placa fotovoltaica. Alguns aspectos abordados nesse tipo de curso são:
  • Aplicações da energia solar;
  • Estudo de caso;
  • Estruturas de captação;
  • Projeto de instalação;
  • Normas e órgãos regulamentadores;
  • Tipos de sistema.

Esse tipo de curso aborda, especificamente, assuntos pertinentes à realidade encontrada pelo profissional que trabalha com esse tipo de sistema de uso de energia renovável e é muito importante para a expansão do conhecimento e especialização.

Seja qual for a área específica pretendida pelo profissional, a expansão do conhecimento e a especialização são fatores importantes para a formação, garantindo assim, um profissional mais completo e experiente.

Categorias: Cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *