2 dos produtos de segurança essenciais para o seu negócio

Publicado por redator em

Quando pensamos em construir um local relacionado a um negócio como empresa, indústria ou comércio, devemos pensar que será um grande investimento em todos os sentidos possíveis, pois há uma série de detalhes que devem ser planejados com todo cuidado.

Como é um tipo diferenciado de edificação, principalmente porque trabalhará com muitas pessoas em um local só e, dependendo da empresa, com produtos químicos, algumas normas e regulamentações devem ser seguidas.

Devem, pois, todas as que são impostas são somente para proteger e assegurar as pessoas que estão neste local, para que o ambiente seja seguro sempre, principalmente em emergências, incêndios e afins.

Imagine, se você está em um prédio ou algum local comercial que começa a pegar fogo e ele não possui nenhum tipo de porta corta fogo preço (a consultar) ou um extintor de incêndio? Então, é exatamente por isso que há diversas normas de segurança.

E para que seja possível você saber um pouco mais sobre normas de segurança relacionadas a incêndios, acompanhe este artigo, pois elucidaremos dois importantes pontos muito essenciais para estes momentos.

Portas para cortar o fogo

Um dos tipos de proteção que deve estar em ambientes comerciais e afins é a porta corta fogo. Ela é indispensável para esses locais, pois quando se trata de incêndio, ela se torna uma aliada a tanto para combatê-lo.

Sua maior função é deter tanto o fogo quanto o calor caso haja algum tipo de fogo em edifícios e indústrias. Ou seja, do outro lado dessa porta, não haverá nenhum tipo de incêndio e afins. Esse item foi pensado justamente para evitar que as chamas se propaguem e também facilitar a fuga estratégica das pessoas.

A corta fogo possui obrigatoriedade e são utilizadas desde a década de 70 em locais como estes a partir de locais com quatro andares.

Além disso, o lugar somente poderá funcionar se o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) avaliar e saber que elas estão lá também.

E para saber sobre os modelos e a quantidade de portas que seu edifício terá, é possível com a medição e também por andares. Além disso deverão ser comprados em locais confiáveis e que as construam com materiais resistentes.

Elas costumam vir em um kit que possui:

  • A porta;
  • Batente;
  • Dobradiças;
  • Maçaneta especializada;
  • Molas;
  • Entre outros.

Além disso é importante pensar em sua manutenção, principalmente das molas que podem se desgastar com o tempo e também com a frequência de uso. Ou seja, além de tê-las, deverão sempre ser reparadas quando necessário, que é em média a cada três meses.

O tempo costuma ser curto porque realmente esses tipos de serviços não podem, de forma alguma, falhar ou envelhecer, pois vidas necessitarão dela se algo em algum momento ocorrer. Ou seja, é pura segurança.

Extintores de incêndio

Para que seja possível que o esguicho agulheta, acessório de mangueira de incêndio, seja acionado e ajude no combate ao incêndio, há um outro tipo de serviços que pode ajudar a diminuí-lo de forma rápida.

O extintor de incêndio é uma forma de proteção também usada para apagar o fogo de primeira. Ou seja, quando ele começa a aparecer, devem ter diversos tipos de extintores, cada um para um tipo de fogo.

Isso porque cada tipo de fogo, como causado por elementos químicos ou queima de papel necessitam de substâncias diferenciadas.

Há a extintora base de água pressurizada, que combate todos os pequenos focos de incêndio e é utilizado para fogo provindo do papel, madeira, materiais sólidos, etc. Existe também o pó químico seco para líquidos inflamáveis. Ele abafará o fogo.

E, por último, há o extintor CO2, que é o mais indicado para incêndios de equipamentos elétricos energizados. Isso porque esse material não conduz nenhuma eletricidade.

Enfim, para que seja possível proteger todos os ambientes e principalmente as pessoas e todos os equipamentos e estruturação do ambiente, esteja sempre atento a todos esses tipos de serviços.

Eles são obrigatórios e jamais podem ser deixados de lado, justamente porque é muito fácil acontecer algum tipo de acidente como este. Ou seja, manter a periodicidade de todos os tipos de manutenções é essencial.

Aproveite principalmente a época da contração de seu negócio e comece esse projeto do zero para entender toda a estrutura e como ela realmente funciona.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *