10 ideias para promover um e-commerce na internet

Publicado por Redator Convidado em

Existem várias maneiras para promover um e-commerce, indo desde estratégias digitais até físicas. No entanto, algo que muitos empreendedores esquecem é o poder da indicação – que deve ser levada em conta.

Inicialmente, deve-se escolher a melhor rede social para seu nicho, atuando o melhor possível nela. Busque explorar os anúncios pagos, assim como as táticas de SEO básicas.

Quer mais detalhes? Veja a seguir!

1. Tenha um perfil para seu e-commerce

É fundamental ter um perfil separado para seu e-commerce. Afinal, todos os empreendedores experientes sabem que misturar o profissional e o pessoal não dá certo.

Além disso, ter um perfil próprio facilita na hora de atender os clientes, assim como elaborar ações de marketing digital. Lembre-se de usar um perfil business para ter insights de seu público.

2. Invista em conteúdo relacionado ao seu nicho

Se você quer atrair clientes, o primeiro passo é oferecer algo de valor para eles. Em geral, conteúdos de qualidade e relevantes funcionam muito bem para isso.

Em resumo, um conteúdo de qualidade é um material com informações interessantes para seu cliente ideal. Dessa forma, você tende a atingir mais pessoas como ele, ao passo que, por gostarem do seu perfil, essas pessoas se tornam seguidores.

É só questão de tempo até comprarem de você!

3. Ter um blog pode ser muito vantajoso

O SEO necessita de um blog próprio, dado que é preciso otimizar páginas para palavras-chave estratégicas. 

Montar um blog é bastante simples, podendo ser feito em qualquer plataforma da atualidade. O real valor está nos conteúdos que você publica nele.

Procure manter o padrão de conteúdo das redes sociais: quanto mais interessantes para seu cliente ideal, melhor será o desempenho do blog.

4. Escolha as melhores palavras-chave

Existem diversas palavras-chave para você otimizar, mas nem todas elas são interessantes.

Vamos pensar em um e-commerce que vende Vitamina C, por exemplo. Se ele otimizar páginas apenas para a palavra-chave “Vitamina C”, a disputa será muito grande – e provavelmente ele sairá perdendo.

Mas, uma palavra-chave mais específica, como “Vitamina C para idosos”, a competição diminui, ficando mais fácil de ranquear.

5. Promova seu e-commerce com anúncios nas redes

Existem duas formas de atuar nas redes sociais: alcance orgânico e alcance pago. A diferença entre eles é que você paga para mostrar coisas aos usuários, na segunda opção.

Uma das vantagens dos anúncios é sua flexibilidade de investimento. Com uma pequena quantia é possível impulsionar bastante suas vendas, se bem otimizado.

6. Trabalhe com afiliados

Algumas plataformas permitem trabalhar com afiliados. Em suma, você vai colocar terceiros para promoverem seus produtos em troca de comissões, sendo uma ótima estratégia para vender mais.

7. Use o Google a seu favor

O Google, além de ranquear as páginas de acordo com seu SEO, também trabalha com tráfego pago.

A diferença primordial entre o Google e as redes é que no Google o usuário precisa pesquisar por temas relacionados ao seu negócio.

O orçamento também é flexível, sendo ótimo para quem está começando no mundo digital.

8. Não menospreze o poder da indicação

A fórmula mágica das vendas é a indicação de um colega. 

O poder da indicação é bastante conhecido entre os marqueteiros, e você pode usá-la a seu favor sem grandes problemas. Só para exemplificar, uma maneira é premiar os clientes que indicam seus produtos a outras pessoas.

No entanto, a melhor forma de conseguir muitas indicações é através de produtos e serviços de qualidade. De fato, naturalmente as pessoas vão indicar sua empresa, sem ganhar nada por isso.

9. Planeje ações de marketing convencional também

O marketing convencional, aquele realizado no mundo físico, também pode atrair muitos consumidores para sua loja online. Todavia, não se esqueça de usar métodos de direcionamento para seu e-commerce, como QR Code e similares.

10. Aproveite o poder do WhatsApp

O WhatsApp é uma excelente maneira de promover seu e-commerce, dado que é fácil entrar em grupos e se apresentar. Da mesma forma, ele é uma ferramenta poderosa de SAC, ainda mais para quem está começando.

Vale lembrar que o WhatsApp Business traz várias funções interessantes para quem quer empreender, e é totalmente gratuito.

Prontinho, aí estão 10 dicas para promover um e-commerce na internet. Se você aplicá-las, com certeza sua loja virtual vai crescer bastante!

 

Categorias: Tecnologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *